Universo

Universo
SEJAM BEM-VINDOS!
Dormientibus non succurrit jus (O Direito não socorre aos que dormem) * Não deixem passar o tempo. Faça-o "agora". Reivindiquem!

segunda-feira, 18 de junho de 2012

O que é o Leasing. Não estou conseguindo pagar as parcelas do Leasing. Posso devolver o veículo? A devolução quita a dívida?

O que é o Leasing

O Leasing ou locação financeira (português europeu) ou arrendamento mercantil (português brasileiro) é um contrato através do qual a arrendadora ou locadora (a empresa que se dedica à exploração de leasing) adquire um bem escolhido por seu cliente (o arrendatário, ou locatário) para, em seguida, alugá-lo a este último, por um prazo determinado.

Ao término do contrato o arrendatário pode optar por renová-lo por mais um período, por devolver o bem arrendado à arrendadora (que pode exigir do arrendatário, no contrato, a garantia de um valor residual) ou dela adquirir o bem, pelo valor de mercado ou por um valor residual previamente definido no contrato. O cliente deste tipo de crédito, é, tipicamente, uma empresa, podendo, no entanto, ser, também, contratado por pessoa física.

Existem 3 formas de Leasing: Financeiro, Operacional e Leasing back.

O leasing operacional a arrendadora é que arca com os custos de manutenção dos equipamentos, arrendataria pode desfazer o contrato bastando apenas esperar o periodo minimo de 90 dias do início do contrato como determina o Banco Central e aviso prévio a empresa ou pessoa física contratante.

O Leasing Financeiro se assemelha a um aluguel, com a diferença que se pode comprar o bem no final do prazo pré-determinado por um preço já estabelecido.

O leasing Back ocorre quando uma empresa necessita de capital de giro. Ela vende seus bens a uma empresa que aluga de volta os mesmos.

Leia: Clientes de leasing têm ação favorável

Não estou conseguindo pagar as parcelas do Leasing. Posso devolver o veículo? A devolução quita a dívida?

Pode-se devolver o veículo a qualquer momento, pois o contrato de leasing é uma forma de locação com opção de compra ao final.

Portanto, ao devolver o veículo e pagar as parcelas em atraso (não as parcelas que ainda não venceram) o contrato estará quitado.

Se o banco se negar a receber o veículo para quitação da dívida ou cobrar valores adicionais como as parcelas em aberto ou multas, a solução é entrar na justiça exigindo a devolução do veículo e a quitação da dívida.

Neste caso. deve procurar um advogado de sua confiança ou a defensoria pública (diretamente no Fórum de Justiça de sua cidade).

Leia: Clientes de leasing têm ação favorável


Fonte: www.sosconsumidor.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário