Universo

Universo
SEJAM BEM-VINDOS!
Dormientibus non succurrit jus (O Direito não socorre aos que dormem) * Não deixem passar o tempo. Faça-o "agora". Reivindiquem!

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Golpe do Facebook oferece botão de ′não curtir′ a usuários





Usuários do site de relacionamentos Facebook estão sendo alvo de um golpe que lhes oferece a chance de instalar um botão de "não curtir", mas que na verdade faz com que seu perfil possa ser vulnerável a hackers.

O site já oferece um aplicativo de "curtir", com o desenho de um polegar para cima, que permite que as pessoas deem sua opinião sobre comentários e mensagens de outros usuários.

No novo golpe, o usuário recebe um convite para instalar o botão de "não curtiu" que aparece por meio de uma mensagem em inglês que diz "baixe o botão oficial de ′não curtiu′ agora".

Quando os usuários clicam no link, um aplicativo falso, que não funciona como um botão de "não curtir", é instalado, permitindo o acesso ao perfil da vítima.

O aplicativo atualiza a página da pessoa com um link e a seguinte mensagem, em inglês: "Acabo de baixar o botão de não curtir, então agora posso ′descurtir′ todas as suas mensagens idiotas".

O perfil do usuário passa também a ser usado para disparar mensagens de spam.

Pesquisa

Falando à BBC, Graham Cluley, da empresa de segurança Sophos, disse que "muitas pessoas estão dando permissão a aplicativos completamente desconhecidos".

No golpe, os criminosos também tentam convencer a vítima a participar de uma pesquisa online. Os golpistas recebem dinheiro por aplicar o questionário.

Cluley, porém, diz que a pesquisa parece vir de companhias idôneas.

"Pelo que sabemos, elas parecem ser legítimas", disse. "Pode ser que as empresas não estejam fiscalizando seus colaboradores de maneira apropriada."

Fiscalização

Um porta-voz do Facebook disse que o site tem um "processo rápido" para garantir que links e aplicativos falsos sejam eliminados rapidamente.

"Sempre orientamos as pessoas a não clicar em links que parecem suspeitos - mesmo se enviados por um amigo".

"Eles podem nos avisar sobre quaisquer mensagens. Nós podemos assegurar que aplicativos e links sejam retirados de todo o Facebook."

Cluley disse, no entanto, que embora o Facebook possa responder rapidamente, o site deveria policiar o desenvolvimento de aplicativos mais rigorosamente.

"Qualquer um pode escrever um aplicativo no Facebook - esses golpes estão sempre aparecendo", disse o especialista.

Para mais notícias, visite o site da BBC Brasil

© British Broadcasting Corporation 2006. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem a autorização por escrito da BBC BRASIL.

Fonte: O Globo Online - 12/06/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário