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sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Telefonia celular, cartão de crédito e banco comercial lideram ranking de queixas



Telefonia celular é responsável por mais de 78 mil atendimentos de Procons em todo o país. No período entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2012, foram registradas 861.218 demandas de consumo no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). As demandas se referem a todos os tipos de atendimentos realizados pelos Procons, como o Atendimento Preliminar e a Simples Consulta, até os processos administrativos instaurados, que na nomenclatura do Sindec são chamados de Reclamação.

Os principais assuntos demandados no período foram:

Posição
Assunto
Total
Percentual
Telefonia celular
78.604
9,13%
Cartão de crédito
74.889
8,70%
Banco comercial
73.819
8,57%
Telefonia fixa
53.790
6,25%
Financeira
41.519
4,82%
Aparelho celular
38. 966
4,52%
TV por assinatura
29.913
3,91%
Energia elétrica
27.213
3,47%
Microcomputador / Produtos de Informática
25.021
3,27%
10º
Internet (Serviços)
16.703
3,16%

Fonte: Senacon/Sindec

O Sindec, coordenado pela Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, integra hoje 24 Procons estaduais e mais de 146 Procons municipais. Como vários desses Procons contam com mais de uma unidade, o Sistema opera em 396 unidades espalhadas por 214 cidades brasileiras. Esses Procons atendem a uma média mensal de 150 mil consumidores.

Principais Problemas em Telefonia Celular:

Posição
Problemas
Total
Percentual
Cobrança indevida/abusiva e dúvidas sobre cobrança/valor/reajuste
43.220
54,98%
Contrato – Rescisão/alteração unilateral
8.870
11,28%
Serviço não fornecido e vícios de qualidade
5.455
6,94%
Demais Problemas
21.059
26,79%
Total
78.604
100,00%

Fonte: Senacon/Sindec

Fornecedores mais Demandados em Telefonia Celular:

Posição
Fornecedor
Total
Percentual
CLARO
26.376
37,56%
VIVO
10.670
15,19%
TIM
10.221
14,55%
OI
10.140
14,44%

Fonte: Senacon/Sindec

Todas as demandas registradas pelos Procons no Sindec recebem uma classificação de Área, Assunto e Problema. O objetivo dessa classificação é permitir o agrupamento das demandas segundo alguns critérios, para auxiliar na análise e na leitura dos dados, tanto por parte dos órgãos do SNDC, dos órgãos de imprensa, como também por parte dos consumidores.

A classificação de Área é um agrupamento geral, que indica o setor econômico em que se insere a demanda do consumidor. No Sindec, a classificação de Área possui sete segmentos: Alimentos, Assuntos Financeiros, Habitação, Produtos, Saúde, Serviços Essenciais e Serviços Privados. O Sindec tem 238 categorias na classificação de Assunto e 254 na classificação de Problema.

Fonte: DPDC/MJ



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