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segunda-feira, 29 de junho de 2015

Anatel lança aplicativo para facilitar registro de reclamações dos usuários. Se você tem problemas com aparelhos telefônicos, operadoras, enfim, todos os meios de comunicação ligue para ANATEL 1331 ou Reclame conforme está abaixo.


A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) lançou nesta sexta-feira (26) um aplicativo para facilitar o registro de reclamações feitas por consumidores, seja na telefonia fixa, móvel, internet ou TV por assinatura. O sistema é grátis e está disponível para Android, iOS (Apple iPhone) e Windows Phone.

De acordo com o presidente da reguladora, João Rezende, o programa chamado "Anatel Consumidor" também conseguirá reduzir os gastos com a manutenção do call center da agência, que demanda de R$ 2,5 milhões a R$ 3 milhões ao mês para garantir o atendimento telefônico.

Apenas no ano passado foram registradas 2,8 milhões de queixas. Na lista dos problemas mais recorrentes estão: problemas na cobrança (30% do total); má qualidade do serviço e assistência técnica (25%) e dificuldade no cancelamento do contrato (7%).

Atualmente, 65% dos clientes com problemas entram em contato com a reguladora por meio de ligações telefônicas para o call center. As queixas também podem ser feitas pelo site da agência.

"A gente entende que é uma falha de mercado, em que a Anatel acaba gastando recursos para resolver o que elas não conseguem com seus clientes", disse João Rezende.

A Anatel ainda não sabe calcular de quanto será a economia, que depende do interesse dos usuários em fazer o download do aplicativo em seus aparelhos, como smartphones e tablets.

COMO FAZER

Para registrar uma reclamação na Anatel, o consumidor precisa antes ter acionado a sua prestadora e ter em mãos o número de protocolo daquela tentativa de sanar o problema.

"A Anatel não pretende fazer o papel da empresa, de absorver as primeiras tentativas do usuário. Por isso a gente pede o número do protocolo", frisou a superintendente de defesa do consumidor da agência, Elisa Leonel.

A partir do registro de uma reclamação na agência, as empresas têm até cinco dias úteis para sanar a questão com o usuário.

Casos de cumprimento e descumprimento são registrados e por meio deles é gerado um índice que qualifica a relação do usuário com a companhia.

Os números, além, de divulgados no portal da Anatel, são usados também durante as reuniões com as empresas e encaminhados para as áreas de fiscalização, podendo motivar penalidades.

Por meio do aplicativo, o usuário pode detalhar seu problema, acompanhar se a queixa já chegou à empresa e quantos dias elas ainda tem para dar uma resposta definitiva.

A vantagem do aplicativo é que não há limitação de horário, enquanto para entrar em contato com o call center, o usuário deve ligar entre 8 horas e 20 horas, de segunda a sexta.

Editoria de arte/Folhapress



Fonte: Folha Online - 26/06/2015
 

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